Palestras

Palestras, painéis, mesas redondas e momentos gerais

Seja um protagonista do seu mundo por Allan Mota

10:00 no Auditorio CT1

Formado em Engenharia Elétrica pela UFES, Allan é fundador e CEO da Vida de Silício. Sonhador com uma única pretensão, fazer a diferença. A empresa criada pelo capixaba atua no ramo de venda online de itens para confecção de projetos de robótica, automação e eletrônica. Tendo como missão disseminar e promover a eletrônica e a robótica, vendendo produtos com preços acessíveis e ensinando como usá-los de forma didática e organizada.
Na Jacee, Allan abordará um pouco sobre a importância de aprender a lidar com o que ocorre ao nosso redor e manter-se focado em escrever sua própria história. Vai expor, ainda, sobre como é montar uma empresa com foco em mostrar que independente do objetivo de vida de cada um, o mais importante não é a chegada e sim a estrada e que empreender não está exatamente ligado a ser um empresário e sim ligado a superação contínua dos desafios que a vida nos propõe.

Material não disponível.

Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica por Paulo Menegaz

17:00 no Auditorio CT1

Paulo J. M. Menegáz é engenheiro eletricista (1994), mestre (1997) e doutor (2005) em Engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Suas áreas de interesse e pesquisa incluem fontes renováveis de energia elétrica, transmissão de energia, eficiência energética e educação em Engenharia. Ele é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes desde julho de 1999 e, desde 2014, é o tutor do grupo PET Engenharia Elétrica. Nas JACEE, ele fará uma apresentação sobre sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica conectados à rede, abordando os principais conceitos e equipamentos utilizados por esses sistemas. Além disso, será feita uma discussão sobre o dimensionamento, as normas regulatórias e o retorno financeiro desses sistemas, tendo como exemplo um sistema residencial.

Download do Material

Nova plataforma NVIDIA para HPC e Inteligência Artificial (IA) por Pedro Mario Cruz e Silva

10:00 no Auditorio CT 1

Deep Learning (DL) é a técnica de Aprendizado de Máquina (ML) que vem proporcionando avanços em vários fluxos de trabalho industriais, comerciais e científicos. A Inteligência Artificial moderna é a 4ª revolução industrial. A nova plataforma de IA da NVIDIA, composta por hardware e software, está fornecendo o poder computacional exigido pelos recentes avanços em Deep Learning. A Volta, nossa mais nova e avançada arquitetura de GPUs foi especialmente projetada para as cargas de trabalho de computação de alto desempenho necessárias para treinamento e inferência de Redes Neurais Profundas com uma enorme quantidade de dados de treinamento. É a primeira arquitetura GPU que inclui Tensor Cores (TC), unidades de processamento projetadas para operações com Tensores em altíssima velocidade. A versão mais recente da linguagem CUDA (versão 9) e os SDKs da NVIDIA foram aprimorados para incluir algoritmos especializados e altamente otimizados para extrair o potencial completo de GPUs no treinamento DNN e nas tarefas de inferência em todos os Frameworks de Deep Learning como TensorFlow, CNTK, Caffe, etc. Uma grande variedade de dados pode ser eficientemente usada para treinamento, incluindo texto, áudio, imagens e vídeo. Este novo modelo de computação está fornecendo excelentes resultados em Visão Computacional, Processamento de Linguagem Natural, Tradução de Linguagem, Reconhecimento de Fala, Sistemas de Recomendação, Logística, Carros Autônomos e Robótica.

Material não disponível.

Carros Autônomos e a Quarta Revolução Industrial por Alberto Ferreira

17:00 no Auditorio CT1

A palestra vai tratar sobre os diferentes avanços tecnológicos que propiciaram as três revoluções industrias anteriores e como a inteligência artificial está viabilizando a implementação de sistemas ciber-físicos e impulsionado a quarta revolução industrial, e sobre a emergência dos carros autônomos, quintessência dos sistemas ciber-físicos.

Material não disponível.

Robotica aplicada ao tratamento de dependência química e transtornos neuropsiquiátricos por André Ferreira

17:00 no Auditorio CT 1

André Ferreira possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado (2004) e doutorado (2008) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação/Robótica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de robôs móveis, robótica de reabilitação, interfaces cérebro-computador e processamento de sinais biomédicos. André Ferreira trabalhou no desenvolvimento de uma cadeira de rodas robótica comandada por sinais de EEG durante seu doutorado e, atualmente, é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e integrante do Núcleo de Pesquisa Neurofeedback: Aplicação nas Desordens Neuropsiquiátricas (Edital FAPES/CNPq No 05/2017 - PRONEM).

Material não disponível.